Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Editora Arqueiro
Páginas: 448
Ano: 2013
Confira a sinopse no site do Skoob
Olá, pessoas. Tudo certo? Acabei de ler
mais uma obra maravilhosa de Dan Brown: Inferno. Este livro já estava há algum
tempo na minha estante. Quando fiquei sabendo que esta obra iria para a telona,
fui obrigado a furar a fila e colocá-lo na lista de livros urgentes para ler.
Então, chegou a vez dele. Se fosse para resumir em uma palavra apenas, eu diria
FANTÁSTICO! Isso mesmo, em caixa alta.
Ele encontrou a vida
eterna, pensou Langdon, lembrando-se do conceito da fama dos antigos filósofos
gregos. Enquanto o teu nome for dito, tu jamais morrerás.
Se vocês estão curiosos e têm medo de
assistir ao trailer com medo de algum spoiler,
fiquem tranquilos, pois nada é revelado nas imagens disponibilizadas. O livro
já começa a mil por hora, com a quinta marcha engatada e acelerador colado no
chassi. Não tem como não gostar desse livro, pois logo nas primeiras páginas
você perde o fôlego.
As primeiras cenas ocorrem em um
hospital, no qual o protagonista, Robert Langdon, está internado. Ele não
lembra nada do que aconteceu, o motivo de ele estar em um hospital e está muito
confuso, pois a última lembrança dele era que ele estava nos Estados Unidos e o
hospital em que ele está internado localiza-se na Itália.
No século XIV, a
literatura italiana era obrigatoriamente dividida em duas categorias. A
primeira, a tragédia, representava a alta literatura e era escrita em italiano
formal. A outra, a comédia, representava a baixa literatura, era escrita em
vernáculo e destinada a ser lida pela população em geral.
Assim que Langdon recupera a consciência,
e a médica lhe explica pequenas frações do que aconteceu, qual procedimento efetuado,
o estado dele ao entrar no pronto atendimento etc. No entanto, quando a mente
do protagonista começa a se desanuviar, um fato interrompe seus pensamentos e
ele se vê obrigado a fugir.
Após essa fuga, Langdon passa a encontrar
as primeiras peças desse quebra-cabeças. Claro que uma delas refere-se ao
inferno de Dante. Fuga atrás de fuga, numa tentativa interminável de preservar
sua vida, Robert, com seu amplo conhecimento sobre a Arte, começa a nos
presentear com suas aulas. Sim, este livro é uma verdadeira aula. Existe um
enigma a ser resolvido, que fora escrito com os versos da obra de Dante. Assim
como nas outras obras em que este personagem aparece, as peças são reveladas
aos poucos e você começa a desenhar, com o protagonista, o cenário da história.
Na Cristandade, o número
oito representava renascimento e recriação. O octógono funcionava como um
lembrete visual dos seis dias que Deus levara para criar o Céu e a Terra, mais
o dia de descanso e o oitavo dia, no qual os cristãos renasciam ou eram
recriados por meio do batismo.
Um detalhe que eu achei muito
interessante é o posicionamento que o autor atribuiu às personagens, pois ora
você confia em alguém, ora essa mesma pessoa torna-se um antagonista. Então, de
repente, você descobre que tudo não passou de uma mentira. Lá próximo do fim da
história, Dan Brown desconstrói tudo o que você havia desenhado. Surpreendente.
Imagino esmo que essa obra seja fantástica, visto todos os livros que li do autor foram ótimos. Porém, como faz muito tempo que fiz essas leituras, gostaria primeiramente de reler para depois conferir Inferno. E é claro que seus comentários me deixaram ainda mais motivada sobre esse enredo, especialmente porque adoro o protagonista e essa ambientação cercada por mistérios e suspense.
ResponderExcluirBeijos, Fer
Ola Diogenes eu adoro a escrita do autor, o suspense criado por ele impressiona sem deixar nenhum ponta solta, não é a toa que se destaca em cada livro que lança, esse em questão ainda não li sua resenha só me fez querer ler ainda mais rápido. abraços
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Sempre que leio algum livro do Dan Brown eu fico fascinada não somente com a trama, mas com os cenários e a riqueza de detalhes com que ele escreve. Esse livro é muito bom e também estou louca para assistir ao filme, as outras adaptações dos livros do autor, me agradaram bastante e estou confiante de que com essa será assim também.
ResponderExcluirNunca li nada do Dan Brown, na verdade, comecei a ler O Simbolo Perdido e acabei desistindo porque a leitura não fluiu pra mim. Mas a sua resenha me deseprtoi o desejo de conhecer esse e eu até tenho este livro na estante e acho que quero ler antes de ver o filme também.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oi Diógines,
ResponderExcluirconheço as obras do autor apenas devido as adaptações e por isso nem posso imaginar a sensação de ler a escrita magnífica que sei que o Dan Possui, mesmo assim nunca desejei de fato ler os livros dele, mesmo achando suas histórias criativas e extremamente bem desenvolvidas, não curto as tramas que ele desenvolve, por isso não pretendo conferir essa obra apesar do elogios.
Abçs
Nosso Mundo Literário
Oi Rapaz!
ResponderExcluirSou suspeita para falar desse livro, pois adoro Dan Brown e li logo no dia do lançamento. Assim como você adorei o livro, a ambientação e o final foi realmente incrível. Também quero muito ver o filme.
Adorei a resenha.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Olá!
ResponderExcluirNossas impressões foram bem semelhantes em relação ao livro. Entretanto, preciso confessar que achei que não fosse gostar do livro no começo porque o Langdon perde a memória.
Acho a escrita do Dan incrível e é até engraçado, mas sempre penso que ele está um patamar acima de outros autores do gênero.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Oie. Eu sempre tive curiosidade de ler as obras do dan brown mas sempre bateu aquela certa preguicinha, sei lá, medo de não gostar, e o inferno está na minha lista, mas acho que devo ler uma das obras mais antigas primeiro para conseguir entender a vida do robert. Mas adoro o fato de termos a descrição de vários lugares históricos nessa obra e estou curiosa com o motivo pelo qual robert não lembra de nada. espero gostar quando finalmente ler.
ResponderExcluirOi Tamara, você pode ler qualquer obra da série do prof. Langdon, pois eles não são sequenciais. Abraços!
ExcluirEsse é o único livro que eu ainda não li do autor e também o tenho parado na estante. Depois da sua resenha acho que farei como você é vou furar fila.
ResponderExcluirHahaha.
Espero gostar tanto quanto você.
Bj
Olá!
ResponderExcluirEu nunca li nada do autor e confesso que sou meio perdida em relação aos livros. Esse é continuação de "O símbolo perdido"?
Meu namorado que gosta dos livros dele, eu já não sou muito chegada. E olha que apesar de não curtir, sua resenha me deixou bem curiosa, principalmente pelo fato do autor desconstruir tudo que a gente imagina sobre os personagens.
Fiquei interessada pelo livro, mas acho que vou assistir o filme primeiro, rs. Até porque os outros dois filmes eu já vi e gostei bastante.
Beijos!
Oi Jess! Os livros não são sequenciais. Você pode ler qualquer uma das quatro obras, apesar de ele ter sido lançado após o Símbolo perdido.
ExcluirOi!
ResponderExcluirEu comprei esse livro esse mes, e estou super anciosa pra ler, pois dizem que é o melhor do autor, melhor até que anjos e demonios, que é o meu favorito dele.
eu acho incrível a capacidade dele de descrever cenários históricos e envolver o leitor em um mistério envolvendo o passado e o presente, sem deixar a história em nenhum momento cansativa.
nao vejo a hora de ler esse livro, espero que eu goste tbm
Oie!
ResponderExcluirEu tenho esse livro, mas não cheguei a ler essa história. Como tem uma daptação que logo vai sair no cinema, vou me animar para conferir essa história. Eu gosto dos enredos criados por Dan Brown, sempre prendem a minha atenção.
Bjks!
Histórias sem Fim
Confesso que também sempre fico louquinha para ler um livro após saber que terá adaptação, amo enredos em que o personagem perde a memória, é bem interessante acompanhar os procedimentos, e as reviravoltas que isso causa depois parecem ser bem desenvolvidas, o livro é daqueles em que não se pode confiar em ninguém rsrs, também amo isso, fiquei curiosa para fazer leitura
ResponderExcluirOi Diógines.
ResponderExcluirEu já li duas obras do Dan Brown: Ponto de Impacto e Fortaleza Digital. Gostei muito da escrita instigante do autor, mas nunca mais li nenhum livro dele. Esse é bem diferente dos outros pelo que percebi na sua resenha por ter lugares históricos e remeter ao inferno de Dante. Apesar de aparentar ter um enredo tão interessante quanto os outros, no momento não penso em ler.
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, eu já tive em mãos o Fortaleza Digital, mas enrolei tanto com a leitura que acabei o devolvendo para a biblioteca sem ler. Mas eu gostei muito da premissa desse livro, principalmente pelo fato do autor nos dar uma aula por meio da narrativa do protagonista.
Oi!
ResponderExcluirFaz muito tempo que eu quero ler outras coisas do autor, mas eu não tive tempo de encaixar nas leituras ainda. Inferno tem uma boa premissa e gosto bastante do tipo de narrativa que o autor aborda. Sua resenha me deixou bem mais ansiosa e com vontade de ler. :D
beijo!
Olá tudo bem?
ResponderExcluirSou fã incondicional de Dan Brown! Tenho praticamente todos os livros dele. Todos os mistérios que envolvem Langdon me atraem e me prendem à leitura. E gostei das adaptações para o cinema, mesmo sabendo que faltara muito coisa do livro. Confesso que Inferno está na minha estande junto com aquela lista infinita de livros para ler.
Abraços,
Gabriel Albuquerque
Oiiiii *--*
ResponderExcluirMorro de vontade de ler os livros do autor, já assisti os filmes e acho eles sensacionais e baseada que os livros sempre são melhores já imagino o quanto deve ser bom, só agora que vai sair o filme que me interessei de verdade em ler esse livro, vendo suas impressões vejo que é leitura certa. Muito anciosa.
Bjosss