segunda-feira, 15 de agosto de 2016

RESENHA: Pedro carteiro

 
Título: Pedro Carteiro
Autor:  Beatrix Potter
Editora Companhia das Letrinhas
Páginas: 32

Ano: 2014


Confira a sinopse do livro no site do Skoob

Olá pessoas!  No último dia 11 comemoramos o dia do estudante, então resolvi presentear as crianças com a resenha de um livro que sou apaixonada. Assim como nós, adultos, gostamos de livros com surpresinhas e mistérios para descobrir, as crianças também adoram esse tipo de literatura. Além disso, acredito que é impossível formar um país de leitores se as crianças desde pequenas não forem instigadas a ler e conheçam livros, autores, editoras e comecem a ampliar o repertório literário. Conheci esse livro no final do ano passado durante uma feira de livros em uma das escolas em que trabalho.

Quando terminei de ler o livro, além de apaixonada pelos detalhes, estava curiosa em conhecer mais sobre a autora, visto que a capa guia o leitor, que é uma história baseada em histórias originais de Beatrix Potter. Dessa forma, resolvi investigar e convido vocês para embarcarem nessas descobertas comigo. Vamos lá?
Beatrix Potter (28 de julho de 1866 – 22 de dezembro de 1943) é uma célebre escritora e ilustradora inglesa. A sua obra mais famosa é a história do Pedro Coelho. Um dos maiores sonhos da autora era poder publicar as suas obras literárias. No decorrer das pesquisas que fiz, Beatrix tentou em setenta editoras publicar o seu livro, e pasmem que 69 se recusaram a publicar a sua obra.


Com base nessa obra literária inglesa, a Companhia das Letrinhas, com o auxílio do tradutor Eduardo Brandão, presenteou-nos com a leitura deleite de Pedro Carteiro. Pedro é um coelho que mora em Mato Fino, e sua mãe pediu para ele levar uma correspondência ao centro da cidade. A partir desse momento, o nosso personagem principal embarca em uma aventura de ser carteiro por um dia.


No decorrer do livro, os envelopes e os conteúdos são muito criativos e engraçados (propagandas, dinheiro e notas fiscais, receitas, mapas etc.), mas Pedro descobre que estão tentando fazer uma emboscada para a Pati Pataxoca. Então, nosso pequeno coelho tenta auxiliar Pati, mesmo sabendo que não deveria ter aberto a carta.


Apesar de conhecer outros livros infantis nesse estilo, a obra (O carteiro chegou ou o Natal do Carteiro) é de uma beleza indiscutível, as ilustrações são belíssimas e cheias de detalhes. É um bom conto, indico para as crianças se encantarem com o universo das letras, os adultos voltarem a serem crianças.


Finalizo essa resenha com as palavras de José Saramago (2001): “E se as histórias para crianças passassem a ser leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”. Boas leituras.  

FONTE: SARAMAGO, José. A maior flor do mundo. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2001.

20 comentários:

  1. Eu adoro livros infantis eu tenho um filho de 5 anos acabo lendo muito para ele sou fascinada por literatura infantil, animações e etc.
    Não conhecia o Pedro Carteiro tenho certeza que eu e meu pequeno vamos amar.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  2. Olá
    deve ser uma ótima leitura para as crianças. Eu sempre incentivo meus sobrinhos a lerem, e eles adoram. E, nossa, fiquei surpresa com a quantidade de editoras que recusaram. Ainda bem que deu certo..
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    É bem difícil ver gente resenhando livro infantil por isso adorei a resenha.
    As ilustrações parecem ser bem colorida e chamativas e o livro logo deve ser tornar o queridinho das crianças que você tem que ler toda santa vez hahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu amo livros infantis e hoje leio mais do que quando era criança, porque tenho um filho d e9 anos e tudo o que ele lê, eu leio junto. Curti muito esta história e adorei a arte gráfica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Jociane,
    Adoro livros infantis. Tenho uma prima de 7 anos e estou sempre lhe presenteando com livros e lendo com ela. Acho que isso é essencial para formarmos adultos que sabem analisar as coisas ao seu redor.
    Adorei conhecer a história de Pedro Carteiro e fiquei bem curiosa com a leitura, pois acho que vou curtir muito.
    Essa frase do Saramago é incrível. Vou salvar por aqui.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Excelente dica, anotada! RicBrandes : )

    ResponderExcluir
  7. Ameeeei! Que bela iniciativa da editora em publicar esse livro! E gostei bastante da história. Eu não a conhecia... "Mato Fino", hahahaha. Original o lugar onde o coelho morava. Anotei a dica, flor.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Sou eternamente criança e adoro livros do gênero.
    Realmente a riqueza de detalhes e as ilustrações nos faz querer sempre livros assim rsrs
    Muito legal a iniciativa da editora e pretendo adquirir o livro.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai que resenha mais linda! Eu sou apaixonada por livros infantis, acho de uma beleza incontestável, e pode ensinar não só crianças como adultos também. Pedro Carteiro parece uma obra maravilhosa para os pequenos, gostaria de ler com meu primo *-* Obrigada pela dica!
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Joci

    Nossa, que edição bonita!
    Realmente, para criar um país de leitores a gente tem que incentivar as crianças! Eu tenho dois sobrinhos, um de 6 e um de 10, e olha, tá difícil de fazer eles largarem o celular e o videogame para poder ler um livro.
    Acho que o livro em questão agradaria mais o de 6 aninhos!

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa pra ler!
    Adoro livros infantis, embora não leia tanto quanto gostaria. Eles sempre têm algo pra nos ensinar, fora que é importante incentivar as crianças a lerem!
    Assim que possível vou conferir!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Own, que livro lindo! Leio pouquíssimos livros infantis, apesar de ler vários juvenis, mas me interessei muito por esse. E sim, é muito importante que as crianças se acostumem com a leitura e se encantem pelas histórias desde pequenas, procuro sempre incentivar isso nas crianças ao meu redor.

    ResponderExcluir
  13. Oi Jociane!
    Eu acho que já ouvi falar desse livro porque ele tem um filme, não? Adoro livros infantis, acho eles super fofos e eles ajudam muito a incentivar a literatura para crianças, que é algo muito importante.
    E essa frase que você colocou no final, do Saramago, é perfeita!
    Parabéns pela resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Estes livros infantis tem o dom de nos encantar! Senpre que posso dou uma olhada, e me surpreendo com as mensagens contidas. Não conhecia este, mas vou indicar para minha rima, que tem filhos nesta idade e que gostarão do livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tudo bem por aí?

    Nossa, que fofo alguém resenhando livros infantis. Eu sempre gostei de ler, desde criança, e a leitura é fundamental. Essas obras têm o poder de encantar até mesmo os adultos, não é? Parabéns pela sua iniciativa e também pela sua resenha, que ficou ótima!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que fofura. Achei o livro uma graça mesmo e a capa é um verdadeiro charme. Eu ainda não conhecia e fiquei muito interessada em comprar para o meu filho, acho que ele vai gostar muito e eu vou adorar ler com ele.

    ResponderExcluir
  17. Pode até ser estranho, mas amo livros infantis. Leio vários, mas nem todos resenho. Adorei este que foi apresentado, vou querer ler ele com toda certeza.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Sempre fui influenciada desde pequena a ler, por isso livros infantis ainda me encantam e me trazem uma nostalgia, as ilustrações são lindas, e são elas que prendem a atenção da criança e quem sabe virar um leitor, parece ser uma história bem animada, e normalmente passam mais ensinamentos do que os livros que costumamos ler

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Achei o livro uma fofura e pela imagens dá para ver que a edição é maravilhosa e cheia de detalhes. Eu costumo imaginar que quando tiver filhos vou ler bastante para eles e comprar obras maravilhosas, até porque adoro livros infantis <3
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir