Título: Casa das marés
Autor: Jojo Moyes
Editora Bertrand do Brasil
Páginas: 476
Ano: 2015
Olá, pessoas!
Tudo certo? Hoje o livro da vez é da Jojo Moyes. Este exemplar eu me presenteie
no último natal, mas somente agora consegui lê-lo (a fila de espera está a cada
dia maior). Até então ele era o último título que me falta ler desta autora.
Entretanto, depois disso foi lançado o livro Depois de você (que eu já li, sim,
eu confesso que furei a fila). E agora foi lançado mais um: o navio das noivas
(ainda não comprei).
– Susan, ele é um bom rapaz. Não tem cacoetes, nenhuma deformidade aparente, o pai é extremamente rico e ele ainda quer se casar com a nossa filha problemática e tagarela.
No começo achei
o livro um pouco fraco, nem parecia ser a caligrafia da Jojo. A história começa
após a Segunda Guerra Mundial, em uma pequena cidade cheia de regras sociais.
Celia e Lottie são as protagonistas adolescentes. Celia, filha legítima da
família Holden, e Lottie, uma menina adotada. Enquanto esta era toda certinha,
não gostava da vida agitada, um dos motivos de não gostar de Londres, aquela
não via a hora de deixar Merham, sua cidade natal.
Ela hesitou. Percebeu que a sua boca já estava aberta. A poupa era lisa e doce. Parecia perfumada. Deixou que derretesse aos poucos em sua língua, se deixando levar pela suculência, fechando os olhos para imaginar melhor países com clima tropical, lugares onde as pessoas usavam vermelho, amarelo e azul, lugares onde carregavam o sol nas costas.
Os dias vão
passando e Celia finalmente consegue se mudar para Londres. Lá ela conhece Guy,
um rapaz de bem, filho de um empresário importador de frutas (eis a razão para
o título original ser foreign fruit –
fruta estrangeira, em tradução literal). Os dois se apaixonam e, quando decidem
se casar, Celia levar o noivo até Merhan para apresenta-lo à família. E esse é
o início de algumas encrencas nessa fase.
– Não queremos perturbar – disse Susan Holden. – Talvez eles estejam... cuidando do jardim. Longe de Lottie mencionar que a coisa mais próxima de verde no terraço de Adeline era um pão que mofara, esquecido atrás dos vasos de planta.
Há uma lacuna
no tempo e, já nos dias atuais, uma senhora resolve vender um casarão (a casa
das marés) para que ele seja transformado em um hotel, que terá como atrativo
bares. Essa obra (reforma do casarão) gera tumulto na pacata cidade, que com a
inauguração desse novo hotel chamará turistas. Nesta fase, a história girará em
torno de Daisy e Jones, os responsáveis técnicos da obra, digamos assim.
No dia seguinte, já arrependida do chilique, recebeu uma carta. Nela, Adeline não fez qualquer menção ao ataque de Lottie, apenas comunicou o endereço do local onde podia ser encontrada na França. Pedira que Lottie mantivesse contato com ela e dissera que o único verdadeiro pecado era tentar ser alguém que não se é.
Até aqui eu não
tinha entendido muita coisa, até porque tem uma grande quantidade de
personagens novos. Lá pelas tantas, eis que viro a página e, rufem os tambores,
uma grande revelação é feita, que une o presente ao passado e, nessa hora, a
voz da Jojo emerge com força. A partir desse momento você consegue ligar os
pontos, engatar a quinta marcha e deslanchar na leitura com muita sede.
– Está bem. Já que isso te incomoda tanto assim – concluiu ela. – Eu vou contar como consegui essa casa, mas você precisa me prometer que não vai sair por aí espalhando. Mas, primeiro, preciso de uma bebida.
O final é um
pouco previsível, na minha opinião, mas muito me agradou assim mesmo, visto que
as pontas soltas, tanto do passado como do presente, foram bem amarradas. É uma
leitura agradável e tem, sim, a caligrafia da autora. Recomendo. É uma obra que
emociona, que faz torcer pelos personagens e que deixa saudades, portanto a
minha nota é 8,6.
Olá
ResponderExcluireu gostei bastante desse enredo e confesso que a história demorou a funcionar comigo no início, mas depois foi envolvimento puro. A escrita da autora é sensacional né?! Adorei a sua resenha e concordo com você sobre o final: é previsível mesmo.
Beijos, Fer
O que dizer sobre a sua resenha???
ResponderExcluirObrigado por me OBRIGAR a comprar o livro??? huahuauhahua
Quando estava ficando quente as informações, você parou!!! =)Livros assim são os melhores. aqueles que no inicio você não dá nada, mas que de repente, dá aquele salto e dá aquela guinada na história! Uma pena o final ter sido previsível, mas espero que isso não tenha influenciado na sua experiência com obra num todo!
https://literakaos.wordpress.com/
Eu acho essa capa muito bonita e tenho curiosidade para ler a obra. Nunca li nenhum dos livros da autora mas acho que não começaria por esse, de qualquer maneira eu quero ler pois a premissa me agrada bastante. Gostei de conhecer um pouco mais sobre a história e tenho certeza de que a leitura vai ser bem gostosa e fluída para mim.
ResponderExcluirAmo a Jojo Moyes, mas este livro eu ainda não li. Fiquei curiosa com tantos personagens e achei bem legal o final, apesar de previsível, ter te agradado.
ResponderExcluirQuero ler o mais rápido possível!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirDa pra acreditar que ainda não li nada da Jojo Moyes? Tenho curiosidade de conhecer a escrita da autora, entretanto, essa obra não me chamou a atenção, então não começaria a ler por ela. Adorei a sua resenha, e as vezes os livros que começam meio fraco acabam se tornando ótimos, né? haha
Hey!
ResponderExcluirInfelizmente eu ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas depois que comecei a ouvir tão bem dela, e ver resenhas maravilhosas, acabei comprando Como eu era antes de você e A garota que você deixou pra trás. Estou super ansiosa pra começar logo, mas estou bem firme na minha filinha, principalmente porque estou com a meta de fazer resenha de todos os livros que leio e de todos os filmes também.
Um abraço!
http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirJá estava com bastante vontade de ler a obra da autora, pois amo sua escrita. Depois da resenha tive mais vontade ainda.
Sempre me emociono com os livros da Jojo.
Já está na lista de leituras.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com/
Não conhecia esse título da Jojo, mas já acrescentei na minha wishlist por ser minha nova autora favorita do momento, haha.
ResponderExcluirO início dos livros dela costumam ser bastante confusos pra mim, mas depois que acostumo é muito bom e não dá pra parar de ler, e aconteceu o mesmo com você, quando houve a tal revelação, que fique bem curiosa pra saber.
Ótima resenha!
Virando Amor
Olá Diógenes,
ResponderExcluirAinda não li esse livro - e morro de vergonha por isso. Achei bem ruim o fato de a história ter parecido confusa para ti r isso me deixou com o pé atrás, mesmo você falando que, em determinado momento, tudo se encaixou e fez todo o sentido. Apesar disso, é um livro da Jojo e DEVE ser lido, então hahah, já quero.
Beijos
Olá amoreca...
ResponderExcluirAinda não tive o privilégio de ler nada da JoJo Moyes, no entanto a cada resenha que leio sobre os livros dela confesso que fico mega curiosa pra ler algo...
Adorei a resenha... tem conhecimento do que está falando, afinal já leu todos da autora... parabéns!!!
To mega curiosa e já anotei mais essa dica.
Beijokas!!!
www.facesdeumacapa.com.br
Oi, tudo bem? Achei a premissa desse livro bem interessante mesmo com ele vingar só para o meio da leitura como você citou. Mas eu estou traumatizada com a Jojo pois acabei de ler Como eu era antes de você. Rsrs. Você me entende neh!?
ResponderExcluirBj
Oie!
ResponderExcluirEu tive o prazer de ler o livro, e mesmo achando que ainda faltou algo para ser perfeito, a história é muito boa. Inclusive, não tem um livro da Jojo que eu não tenha gostado, e ainda faltam 3 para eu ler rsrs
Bjks!
Histórias sem Fim
Gosto de livros com cenários históricos, só pelo fato de saber que esse se passa logo após a Segunda Guerra Mundial já é um ponto a favor para que eu o adicione na minha lista de desejados! Também fiquei curioso para saber que revelação bombástica é essa que liga o passado ao presente e engata de vez a fluidez da leitura. Vou me aprofundar mais sobre a obra para ter certeza se irei adquiri-la.
ResponderExcluirObrigado pela dica!
Filipe Penasso - Pena Pensante
Olá!! :)
ResponderExcluirEu confesso que não conheço o livro mas gostei de o fazer agora pela tua resenha... :)
Que bom que gostaste assim tanto e que não ficaram ponbtas soltas, odeio isso... Tenho pena que tenha sido previsível o final mas e sempre bom quando nos apegamos assim às personagens! :)
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Olá, só li um livro da Jojo, e não foi "como eu era antes de você" kkk, mas nem tenho vontade de ler outros, acho a escrita dela um pouco lenta para mim, o livro que li dela demorou muito para engatar, só consegui me apegar a história quase na metade do livro, desisti dele umas 3 vezes kkk, ela tem lançado muitos livros por agora, mas nenhum me chamou ainda atenção para que eu queira ler.
ResponderExcluirbjs
Confesso ter ficado um pouco perdido com os acontecimentos já que se vc tivesse revelado mais coisas estragaria a surpresa porém me parece um livro fantástico.
ResponderExcluirOiee ^^
ResponderExcluirAcho que nunca li um livro que se passasse depois da 2ª Guerra, a maioria acontecia antes ou durante a guerra. É uma pena que o começo do livro tenha sido um pouco fraco, e o final previsível, mas, sendo um livro da Jojo, ainda assim estou doida para ler, pois adoro as histórias dela.
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Ah, fiquei doida para saber o que acontece para ligar o passado ao presente. Esse já está na minha lista. E olha, acho que vou furar a fila com este, porque a curiosidade aqui ficou grande viu. Adoro histórias que se passam em tempo distintos. Gostei muito da sua resenha!
ResponderExcluirTatiana
Oie!!
ResponderExcluirA Jojo adora essa mistura de passado e dias atuais ne, e amo esse sentimento gostoso de nostalgia que as histórias dela me passam.
Mesmo esse livro parecendo mais fraco que os outros, eu já quero! Hahaha
Beijo
Jojo sempre com livros maravilhosos, gosto de histórias que se passam na Segunda Guerra e também que mostrem os padrões da época. É uma pena que o inicio seja cansativa, mas a autora sempre nos traz reviravoltas capazes de alegrar a leitura, e um desfecho impressionante e sem pontas soltas. Quero ler esse livro
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirNunca li nada da Jojo, comecei com A garota que você deixou pra trás mas a escrita dela não me convenceu, e acabei trocando o livro e perdendo o interesse na autora.
É bom saber que mesmo o começo sendo fraco a autora consegue fechar tudo muito bem e dar sentido a trama em um ponto da história, espero dar uma chance a ela em breve
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu sou louca para ler esse livro, fiquei bem feliz em ver que você gostou dele e que apesar de ter um final previsível, você indica. Vou ver se consigo ler ele uma hora dessas e espero gostar assim dele. Adorei sua resenha, meus parabéns!
Beijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oiii tudo bom?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas só por ser da Jojo deve ser realmente maravilhoso, vou procurar comprar para ler.
Essa escritora consegue mesmo fazer com que o leitor se prenda a leitura né?
Amei sua resenha e essa dica.
Beijos
A Jojo sempre regaçando em seus livros, a capa é muito fofa e bem feita, deu uma vontade de ler. Posso estar extremamente errada, mas o livro parece ser o tipo que nos prende, tem uma leitura fácil e leve.
ResponderExcluirOs quotes que você escolheu são maravilhosos também.
Esse livro é simplesmente maravilhoso, como todos os outros da Jojo, ela é simplesmente maravilhosa e faz com que os leitores chorem horrores lendo suas paginas, esse livro realmente me marcou quando eu o li.
ResponderExcluirAbraços