sexta-feira, 17 de junho de 2016

RESENHA: Três semanas com meu irmão

           
Título: Três semanas com meu irmão
Autor: Nicholas Sparks e Micah Sparks
Editora Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2015

Confira a sinopse no site do Skoob

Olá, pessoas! Como vocês estão? Eu estou anestesiado pela leitura que acabei noite passada. Três semanas com meu irmão, do Nicholas Sparks, cumpre com todas as promessas feitas: você ri, você chora, torce para que as coisas deem certo, você até se identifica com algumas passagens (pelo menos eu me identifiquei). Esse livro já estava na minha lista de leituras futuras e, por conta do meu aniversário, fui presenteado pela minha irmã, que achou o título bem sugestivo. Hoje não posso deixar de dizer que esse cara tem o meu respeito e admiração!

Essa seria a nossa rotina pelas próximas semanas. Uma viagem guiada tem muitas vantagens, mas a programação é cuidadosamente predeterminada e em alguns lugares há pouco tempo para ficar ou explorar por conta própria.

Após um período um pouco turbulento, Nicholas recebe um panfleto sobre uma viagem ao redor do mundo, iniciando pela costa oeste da América do Sul, passando pela Oceania, Ásia... Para ser sincero, essa parte em que eles relatam cada lugar visitado não foi tão interessante (pelo menos para mim). A melhor parte foram as histórias que os ganchos da viagem introduziram para contar a vida da família Sparks desde o nascimento do primogênito: Micah Sparks. Eis o motivo de o título dessa obra referir-se a três semanas com o irmão.

Você não está me ouvindo, irmãozinho. – Micah me interrompeu. – Nunca se esqueça de que a expectativa é uma parte importante da vida. O trabalho é importante, a família é importante, mas sem entusiasmo você não tem nada.


O livro relata todas as dificuldades, alegrias, surpresas, perdas e dores dessa família, que mostrou com garra e perseverança que não se pode desistir. As adversidades devem ser tomadas como aprendizagem, e não como um castigo. A leitura desse livro foi, acima de tudo, além do prazer que a leitura nos proporciona, um momento de reflexão, que temos que valorizar o próximo, principalmente quando o próximo estiver próximo (perdoem-me o trocadilho).

O que você quer e o que você tem costumam ser duas coisas completamente diferentes.

Foi muito interessante conhecer a história desse autor que, como já disse, ganhou meu respeito e admiração. O seu primeiro livro não lhe rendeu fama e sucesso (nem sequer foi publicado). Sua estrada não foi a mais bela, com flores e borboletas. O retrato dessa estrada pode ser visto em suas primeiras obras publicadas (de sucesso), as quais foram espelhos de sua vida: Um amor para recordar, por exemplo, foi inspirado na sua irmã; O resgate, em seu segundo filho.

No fim das contas, o casamento se resume a atitudes. Acho que as pessoas falam muito sobre aquilo que lhes incomoda em vez de colocarem em prática as pequenas coisas que mantêm um casamento firme e forte. Você tem que saber do que o seu parceiro precisa, e é isso o que você faz. E também evita de fazer as coisas que prejudicam o relacionamento. Se a outra pessoa agir da mesma forma, o casamento pode superar qualquer obstáculo.

Eu não sou muito adepto aos livros biográficos, mas este livro com certeza entrou para a lista dos melhores livros lidos no ano, por todas as emoções despertadas. Se você for uma pessoa muito emotiva, leia-o com a caixa de lenços à mão, você vai precisar. Recomendo a obra, sem dúvida.

– Você acha que ele foi um bom pai quando éramos mais novos? – Em alguns aspectos. Não tão bom em outros. Mas, sabe, no fim das contas eles merecem o crédito pela nossa criação por causa dos homens que nos tornamos. Somos bem casados, bem-sucedidos, éticos, e continuamos próximos como irmãos. Se meus filhos puderem dizer a mesma coisa mais para a frente, você não vai pensar que fez um bom trabalho como pai? – Sem dúvida – concordei.

25 comentários:

  1. Ótima resenha! Gosto de livros biográficos. Acho que é necessário coragem tanto para ler, quanto para escrever!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Di que delicia poder ler sua resenha, sério. A gente vê tanta gente criticando o autor sem ter nem noção do que ele passou, e do que passa a cada livro de como os livros clichés dele ajudam os outros e a ele mesmo vício todas essas visto que alguns livros são baseados até em familiares. Nossa, olhei esse livro é não dei nada por ele, mas, agora fiquei interessado, mesmo sem curtir biografias.

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha está maravilhosa. E eu acho que é a primeira que leio sobre. Parece ser uma história ótima para quem curte o Nicholas Sparks. O que não é o meu caso, então vou deixar passar essa indicação.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Nao conhecia o livro mas tambem nao tenho muita votade.. Tal como tu, nao aprecio biografias e nao estou numa fase boa para esse tipo de leituras :)

    Bem, parece, contudo, albergar varias emoços fortes.. :) Ah! E quero ler em breve um livro de Nichoals Sparks, para conhecer o seu estilo.. :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que resenha mais encantadora. Acho que é engraçado a forma como pensamos que uma pessoa, simplesmente, ascendeu ao sucesso. Começou a escrever e fez sucesso desde sempre. É bom vermos as batalhas que eles travaram e tudo o que precisaram fazer para chegar onde chegaram.
    Não sabia que Um Amor para Recordar havia sido inspirado em sua irmã e isso me deixou contente e triste.
    Anotei essa dica e espero apreciar a leitura.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi Diógenes, tudo bem?
    Eu também não sou das maiores fãs de autobiografias, mas eu amei demais esse livro!
    Eu ri, chorei e me apaixonei pela leitura!
    Assim como você, as partes que mais gostei desse livro foram as que falam sobre as histórias da infância do Nicholas e sua família.
    Amei conhecer de onde surgiu a inspiração para alguns dos livros que tanto amo do autor.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Eu realmente não gosto de biografias, e são poucas obras do autor que eu realmente gosto, enquanto ele é mais romance épicos e tristes eu sou mais aventuras eletrizantes e fantasias alucinantes kk mesmo assim que bom que você gostou do livro, vou recomendar ele para colegas meus...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Confesso que, pela capa, jamais imaginaria que fosse uma biografia! Adorei a proposta e imagino que o livro realmente tenha várias lições para retirar sobre família, achei muito interessante também o livro ser escrito pelos dois irmãos. Apesar de você ter achado um pouco entediante a parte da descrição das viagens, acho que me chamaria muito a atenção. Adorei a dica, ainda mais por ser um livro totalmente diferente de que estou acostumada a ler do Nicholas. Vou anotar a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Gente, como eles se parecem!!!!
    Amo a escrita do Sparks e nunca me incomodei com os seus clichês, mas é claro, esse livro aqui vem com uma pegada muito diferente do que sempre li dele e isso me deixou ainda mais animada em ler esta história. Amo biografias e vou adorar essa aqui!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Fiquei impressionada com a semelhança entre os dois.
    Adoro leituras que causam muitas sensações e sentimentos. É muito bom quando lemos livros assim. Gostei da relação e adorei saber que é biográfico.
    Espero ter oportunidade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Eu gosto bastante de livros com caráter auto biografico, então sempre to lendo sobre algum artista que eu gosto. No entanto, não aprecio o trabalho do Nicholas Sparks, então pouco leria, mas é aquela coisa: pode ser que sim, pode ser que não. Acredito que realmente seja uma obra emocionante para seus fãs e acho que todo escritor passa por essas dificuldades no começo da carreira, mas pelo menos ele venceu na vida e tem bastante fãs por ai. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não gosto muito de biografias/autobiografias, mas como gosto bastante do autor, esse é um livro que eu gostaria de ler.
    Diferente de você, a parte em que eles relatam cada lugar que foi visitado me interessaria bastante (mal de futura turismóloga haha), e eu fico bem curiosa em relação a vida do autor no geral. Eu não fazia ideia de que "Um amor para recordar" fosse inspirado na irmã dele.
    Adorei tua resenha e quero ler esse livro assim que houver oportunidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, pois gosto muito dos livros do autor e adoro quando posso conhever um pouco mais da vida dele e das coisas que lehe inspiraram.
    Com certeza é uma obra incrível, e adorei saber que é um ótimo livro, pois muitas 'biografias' não fazem jus ao autor.

    ResponderExcluir
  14. Oie! Minha amiga é apaixonada pelas obras no Nicholas, mas eu nunca senti um real interesse de iniciar leitura. Mas tenho que confessar que, depois de ler essa resenha, fiquei muito curiosa para saber mais sobre as obras do autor, tanto essa como as diversas outras. Não fazia a menor ideia de sobre o que tratava "Três Semanas Com Meu Irmão", mas já imagino as lágrimas que vou derramar agora que a vontade de ler apareceu. Adorei sua resenha e o fato de o livro ter encantado tanto e espero poder descobrir em breve todas as dificuldades enfrentadas e superadas pelo autor. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro os livros do Nicholas, mas ainda não conhecia essa obra dele. Achei muito interessante ser uma biografia que conta sua trajetória e com certeza agora quero ler. Fiquei surpresa quando li que "Um amor para recordar" foi inspirado na irmã dele, eu amo essa obra.
    Está anotada a dica de leitura, adorei a resenha e tenho certeza que também vou gostar.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi linda,

    Está aí algo que leria de Sparks haha.
    Não sou muito de ler romances e muito menos o estilo melodramático do autor, mas sei que ele tem um talento nato para a delicadeza dos relacionamentos e sem sombra de dúvidas leria o livro para saber mais de onde nasceu a paixão pelo Amor e relacionamentos em suas obras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. OI *---*

    Não gosto de biografias =( Nunca li nada do autor pelo puro preconceito de achar que as estórias dele são melancolicas, apesar disso eu amo os filmes. Acho que pra quem já é fã do autor deve ser um livro espetacular mesmo, mas pra mim não funciona =/

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que resenha linda! Adorei. Eu gosto muito do Nick, mas de uns tempos para cá acabei desanimando com suas obras. Tenho esse livro aqui em casa, então darei uma chance, ainda mais depois de uma resenha tão elogiosa como a sua. Imagino que tenha sido, realmente, uma leitura bem reflexiva. Espero gostar!
    Beijos,

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto de ler textos biográficos e, se você que não é muito adepto gostou, creio que eu vou adorar. Parece ser um livro muito emocionante. Gosto de livros que abordam o amor entre família, amizade, companheirismo, e fiquei com a impressão de que é o caso com este livro. Espero ter oportunidade de lê-lo em breve.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu não sou muito fã desse autor, mas ele é bem aclamado no meio literário. Eu não gosto muito de biografia, mas você me deixou curiosa para saber como foi a trajetória dele, no começo nada é fácil e olhar como tudo começou é muito bom. Se o livro for tão emocionante assim sei que vou chorar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Oiii

    Ahhhh vindo do autor Nicholas Sparks,é impossível esperar algo menos que ótimo que ti faça chorar como ou antecessores dele,eu ja não sou muito fã dele,pq não curto livros nesse gênero de muito mela mela,mas é Nicholas Sparks,então ja sabem que o livro maravilhoso.

    abraços
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu adoro tudo que o Sparks escreve, ainda não tive a oportunidade de ler Três Semanas com o Meu Irmão, mas assim que der pretendo lê-lo. Esepro gostar da leitura o tanto que você gostou, mas como é Sparks, não tem erro, é certo que será uma boa leitura!

    Abraços,

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Deve ser legal ler um livro mais biográfico de um autor que você goste/admire ainda mais quando foi escrito pelo dito cujo. Infelizmente eu não curto o Sparks e nenhum livro dele me interessa. Mas fico contente que tenha gostado e que tenha tido ensinamentos.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Um dos primeiros romances que me me arrebataram foi do "tio Nick" e me tornei viciada em seus livros, mas nos últimos dois anos eu resolvi fazer abstinência de suas histórias pelo fato de ter enjoado, sabe?
    Assim como você, não sou fã de livros biográficos e nem mesmo sendo o ele o tema principal, mesmo sendo ele a escrever sobre a própria história, não tive aquela vontade de ler.

    Um abraço!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Eu tenho que confessa que não sou muito fã dos livros do Nicholas, mas é que eles tem uma carga dramática do qual não estou acostumada. Contudo, eu adorei a historia desse livro, vai ser bem interessante poder acompanhar essa viajem que ele fez com o irmão.

    ResponderExcluir