sábado, 20 de agosto de 2016

RESENHA: No seu olhar


Título: No seu olhar
Autor: Nicholas Sparks
Editora Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 432

Confira a sinopse do livro no site do Skoob

– Somos amigas, e se eu aprendi uma coisa nessa profissão é que o trabalho é muito mais agradável quando a gente gosta das pessoas com quem passa os dias.

Olá, pessoas! Como andam as leituras? As minhas estão a cada dia mais interessantes. Hoje vou compartilhar com vocês um livro que me trouxe reflexão, lazer e ótimos momentos na companhia de Maria e Colin. No seu olhar, mais um livro de Nicholas Sparks, é uma obra que me surpreendeu pelo crescimento na escrita do autor. Recentemente li Diário de uma paixão, um dos primeiros livros de Nicholas, e pude ver o contraste da escrota.

– Como você quer viver? – Quero equilíbrio. Trabalhar é importante porque preciso me sustentar, mas os amigos, a saúde, o descanso também são. Tempo para fazer as coisas que eu curto, e às vezes não fazer nada.

No seu olhar é muito bem escrito, abrindo várias pontas no começo da história, fechando conforme a história se encaminha para o fim. Um ponto que me surpreendeu foi o toque policial nesta obra. Nas páginas finais do livro, dizer que ficar sem fôlego é eufemismo. O desfecho da história prende o leitor de uma forma incrível que é impossível fazer qualquer pausa na leitura.

Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg haviam abandonado a faculdade e se saíram bem, não? Entenderam intuitivamente que o mundo não se importava com notas nem com formatura, pelo menos não a longo prazo e quando isso é comparado com características como criatividade e persistência.

Este livro conta a história de Maria, uma latina residente nos Estados Unidos. Ela é advogada e trabalha em um escritório de advocacia bem conceituado. Ela não é nada parecida com a sua irmã, Serena. Serena é ativa, vive saindo nas baladas, conhecendo gente nova, e publica tudo nas redes sociais. Maria é mais retraída, não curte muito as redes sociais, gosta de sua privacidade, leva uma vidinha bem pacata.

– Acho que você se preocupa demais com o modo como é vista pelas outras pessoas, mas para mim isso é um erro. No fim das contas, a única pessoa a quem você pode agradar de verdade é você mesma. O que as outras pessoas sentem é coisa delas.

Colin é um cara forte, malha excessivamente, tem um passado negro, mas deseja escrever sua história de vida, algo bem distante do que passou anos antes. Hoje está na faculdade, quer ser professor, ajudar outras pessoas por meio da licenciatura. Mas para que o seu sonho de uma vida nova possa se realizar, existem certas condições. E é contra essas condições que ele terá que lutar.

– Não sei o que significa normal, realmente. Acho que cada um tem sua definição, e ela é moldada pela cultura, pela família e pelos amigos, pelo caráter e pela experiência, por acontecimentos e por mil outras coisas. O que é normal para uma pessoa não é normal para outra.

Os protagonistas desse livro se conhecem quando Maria, em uma rodovia deserta e sob uma chuva torrencial, se vê vencida por não conseguir realizar a troca do pneu, uma vez que esqueceu seu celular e está impossibilitada de pedir ajuda. É neste momento que um carro para no acostamento e o motorista (Colin) caminha em sua direção. Maria se apavora ao ver o cidadão e assim inicia a história.

Apesar da confiança que apresentava, Maria percebeu que Colin simplesmente queria ser aceito; a seu modo, ele era tão solitário quanto ela. Essa percepção doeu, e subitamente parecia que os dois eram as únicas pessoas em todo mundo.

Como eu já disse, este é livro que me trouxe reflexão, e acho isso muito bom; além de entretenimento há aprendizado. Foi abordado o preconceito, os comportamentos ilegais, a preservação da identidade etc. É uma leitura leve, fluida, interessante e que prende o leitor.  A edição também é bem elaborada (capa, papel, simetria dos capítulos), enfim... a minha nota é 9,5.

No fim do jantar, depois de todos os pratos terem sido retirados, as taças de vinho esvaziadas e as velas estarem se apagando, percebeu que havia passado a vida inteira procurando por aquela mulher.

 

13 comentários:

  1. Eu li esse livro recentemente e para mim foi o melhor livro do autor. Não digo que foi o que mais me emocionou ou o que mais mexeu comigo, mas sem dúvidas foi o que mais me prendeu n leitura e parte disso foi pelo fato de ter um toque de suspense/policial na trama. Alguns momentos até lembrei dos livros de Harlan Coben (Um dos meus autores preferidos, empatadinho com o Nicholas sparks)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de ler essa obra do autor, mas fiquei bem curiosa por ter um toque de policial na trama, isso sempre me chamou muito a atenção. Acredito que todos os finais de Nicolas são de tirar o fôlego rsrs Tinha parado um pouco de ler as obras do autor mas acredito que devo voltar o quão antes possível.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler esse livro e amei até mais da metade. Amei os protagonistas e o romance que se desenrola, porém achei que a parte do suspense foi muito chata e o autor enrolou demais. Parece que do nada ele resolveu por aquela trama no final. A
    Apesar de tudo isso ainda sim gostei, mas ainda acho que se ele tivesse ficado mais do âmbito da questão do o preconceito, os comportamentos ilegais, a preservação da identidade teria sido mais emocionante. Pela primeira vez não chorei lendo Sparks. kkkkkkk

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Amo o Sparks e por mais que falem que ele é mais do mesmo, sigo amando. Esse livro ainda não li, mas quero ler em breve, já está na estante desde o lançamento. Que bom que você gostou.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Diógenes,
    Há muito tempo não leio uma obra do autor e tenho sentido falta de não ler, pois sempre que leio algo, noto como sua escrita cresceu. Fiquei muito contente por saber que você percebeu isso nesse livro e que também foi uma leitura que te deixou sem fôlego e trouxe aprendizados.
    Estou com esse livro na lista para futuras compras e vou subir ele um pouco de posição.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu sou louca para ler esse livro do Nicholas, justamente porque foge do comum do autor. Esse viés policial me chama a atenção!
    Gostei de saber que é um livro bem escrito, leve e com um desfecho que prende o leitor.
    É ótimo quando um livro traz aprendizado também e fiquei curiosa sobre as reflexões que ele pode proporcionar.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem ?
    Eu não gosto de Nicholas Sparks, quer dizer, até hoje, de todos os livros que li dele, apenas Um Amor para Recordar, realmente eu gostei.
    No entanto, ao ver que foge ao comum do autor, fiquei intrigada, afinal a obra dele é sempre mais do mesmo, então fiquei curiosa.
    Bom saber que te deixou sem folego e que lhe transmitiu reflexão, só isso já valeria toda a leitura.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu nunca li nada do Spark, mas pretendo fazer isso. Muita gente julga seu trabalho, mas antes de falar algo, seja bom ou ruim, preciso ler. O que posso dizer é que gosto das adaptações das telonas :)
    Esse livro em específico, não me chama muito a atenção. Acho que vou começar com Querido John, já leu?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Confesso que sempre tive certo receio em ler Nicholas Sparks, por achar que as histórias seriam muito água com açúcar, mas pela primeira vez li uma resenha em que me despertou realmente algum interesse. Acho que vou começar a ler as obras dele através desse. Obrigada pela dica, e aliás, ótima resenha. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Havia uma época que eu li bastante livro do Nicholas Sparks, hoje confesso ter um certo receito pois não sou muito fã de livros românticos. Mesmo assim confesso que gosto como o autor desenrola a trama da história, e, como você disse, faz a gente refletir e aprender lições pra nossa vida. Talvez eu leia esse um dia :) Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Antes eu não gostava do autor, mas pelo que todos estão falando ele esta conseguindo amadurecer seu enredo, o que me chama a atenção, alem de que nesse livro ele parece ter introduzido bem um toque policial capaz de tirar o folego, vou ler e quem sabe começar a gostar novamente do autor

    ResponderExcluir
  12. Ouso dizer que Sparks deve está se aventurando por novos caminhos.
    Sou muito fã do autor, já li quase todos os seus livros e pela sua resenha, nem me pareceu ser Sparks, vai ver esse lado de mais suspense tenha dado a obra um novo olhar. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre Maria e Colin e a forma que o autor resolveu desenvolver esse enredo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  13. Olá.

    Eu nunca li nada do autor e nunca tive interesse em ler, até agora. Esse livro parece ser muito bom e gostei do suspense envolvido na trama. E é por isso q quero ler. Normalmente, os livros dele são bem melosos e tal. Estou correndo de livro assim. Mas esse eu quero ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir