quinta-feira, 8 de setembro de 2016

RESENHA: Zoo


Título: Zoo
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2015

Confira a sinopse do livro no site do Skoob

Olá, pessoas. Tudo bem? Zoo é um livro de James Patterson. Eu conheci o autor pela obra Os assassinos do cartão postal, que por sinal é muito bom e recomendo. Zoo foi um livro muito interessante, rico em detalhes, aquele tipo de livro que vai pegando embalo aos poucos e de repente é uma informação nova atrás da outra que deixa o leitor sem fôlego.

Quando vi a notícia dos ataques dos leões no zoológico de Los Angeles, eu sabia que precisava ligar. Você precisa vir aqui, cara. E trazer uma câmera. Você e o resto do mundo precisam ver isso para acreditar.

Jackson Oz é um cientista que há muito tempo vem estudando e tentando alertar as autoridades sobre uma revolução animal, uma revolta dos animais contra os humanos. Oz até vai à África para ver de perto o que está acontecendo com os leões, que de repente passaram a atacar as pessoas.


Conforme Oz vai descobrindo detalhes para estudar melhor essa loucura que está ocorrendo no mundo animal, ele acaba sofrendo alguns ataques, caindo em armadilhas que os animais começaram a preparar. Tudo muito estranho, comportamentos totalmente fora do padrão.

Vocês se lembram do tsunami no oceano Índico? Sim, nós vivemos numa época interessante em que guerras e desastres naturais se sucedem como uma chuva forte, mas logo ficam soterrados em camadas sobrepostas de lama nas nossas pobres memórias.

Todos os animais começam a desenvolver comportamento atípico. Os leões, que normalmente não formam grupos com outros machos, passam a andar juntos para fazer tocaias. As fêmeas aparentemente são deixadas de lado. Até os cães e os gatos (que são considerados animais domésticos) tornam-se selvagens. Por que os ataques são apenas contra os humanos? Por que esse desequilíbrio no comportamento dos animais não afetou os homens também, já que apenas os mamíferos estão agindo fora do padrão?

  
Mesmo tentando alertar a todos, Oz é ignorado. Depois de um bom tempo após esses eventos acontecerem e progredirem em escala geométrica, como num passe de mágica, o cientista ignorado passa a ser celebridade. Em parceria com outros estudiosos da área, eles começam a entender o fenômeno. Partindo desse estudo, o mundo todo passa a experimentar as soluções propostas pelos cientistas.

Ninguém precisa saber por que a casa está pegando fogo para sair correndo. Deve-se começar a alertar as pessoas imediatamente em relação a essa agressividade animal.

 O livro é incrível, com uma riqueza de detalhes respeitável. As pessoas da área da Biologia acredito que adorarão essa obra, visto todos os detalhes bioquímicos abordados. É uma leitura leve e de capítulos curtos (marca nítida das obras de Patterson). Recomendo, sem dúvida esse livro. A minha nota é 8,7.




Nenhum comentário:

Postar um comentário