quinta-feira, 7 de abril de 2016

RESENHA Outlander: a libélula do âmbar


Título: Outlander: a libélula no âmbar
Autor: Diana Gabaldon
Editora Saída de Emergência
Páginas: 944
Ano: 2014

Confira a sinopse no SKOOB.

RESENHA

Olá, pessoas! Tudo bem? Venho novamente aqui para falar do fantástico (e temido pela quantidade de páginas) Outlander: a libélula no âmbar. O primeiro livro, como já resenhado aqui anteriormente, foi magnífico, cheio de aventuras, proporcionando uma leitura muito agradável. O segundo livro não poderia ser diferente. Confesso que o início foi um pouco arrastado, pois, visto que estão na França para resolver assuntos jacobitas, a trama não tem muita ação, são mais conspirações entre os reis. Entretanto, quando eles retornam à Escócia, tudo volta ao normal, ou seja, encrencas, perseguições etc.

 

Logo na primeira página, você percebe um certo suspense, pois Claire está em 1968 com sua filha, passeando pela Escócia. O objetivo da viagem é mostrar à Brianna onde Claire passou vários momentos felizes. Em meio a vários passeios, Claire perde o chão com algo que ela vê em uma região pouco visitada por turistas. Assim, sem nenhuma explicação, a história retorna ao século XVIII, continuando de onde parou no primeiro livro.

Sou suficientemente honesto para dizer que não me importo com o que possa ser certo ou errado, desde que você esteja aqui comigo, Claire – prosseguiu ele com ternura. – Se foi um pecado para você ter me escolhido... então vou ao próprio diabo agradecer por ter tentado você.

O período em que Claire e Jamie estão na França é cheia de conspirações, segredos e planos de guerra. Há muitas conversas e pouca ação. No entanto, quando eles voltam para a Escócia, muita coisa acontece, o que traz de volta aquele ritmo “sedento” de leitura. De modo geral, novos personagens aparecem, outros já conhecidos retornam, alguns se revelam amigos, outros traidores. Alguns fatos relatados no livro anterior são explicados e outros são revelados (sim, fiquei muito surpreso), desconstruindo uma imagem sólida do primeiro volume.

 

A obra finaliza novamente em 1968, com muitas mais revelações que são de cair o queixo. E se já não houvesse surpresas suficientes, Clarie, Brianna e Roger serão testemunhas de um acontecimento único, o qual fará Brianna repensar sobre suas ações recentes.

Tenho ciúmes de cada lembrança sua que não me inclua e de cada lágrima que você verteu por outra pessoa e de cada segundo que passou na cama de outro homem!

De cunho histórico, foi grande o aprendizado, principalmente após a leitura do primeiro volume. Isto me fascina muito: conhecer, por meio de um romance, os hábitos, os costumes e os fatos marcantes da história mundial. Digo mundial por envolver os reinos da França, da Inglaterra e da Escócia. É fantástico conhecer as guerras travadas, seus motivos, os medos e as aflições do povo que lutavam para defender seus ideais políticos e religiosos.


Se eu fosse fazer uma analogia desse livro, eu diria que foi uma verdadeira montanha russa: começou com o tempo atual cheio de emoção, desceu várias páginas na França, voltou a subir na Escócia e seguiu com os pequenos altos e baixos que dão ritmo à obra. Apesar da frustração inicial (talvez isto se deva pela grande expectativa criada), não diria que foi um livro ruim. Foi tão bom quanto o primeiro, pois várias das ações iniciais (aparentemente) insípidas serviram de alicerce para grandes eventos posteriores. Para finalizar, só tenho uma coisa a dizer: “Outlander 3: o resgate no mar” estou a caminho!


20 comentários:

  1. Então, eu sou apaixonada por essa série (tanto a dos livros quanto a da série televisiva) e estou ansiosa para ler esse último que foi lançado recentemente. Temido pelo número de páginas ele até pode ser, mas acredito que quando o leitor começa a se envolver de verdade na história, esse pequeno detalhe não vai mais importar. E o leitor até vai gostar de ter tantas páginas assim para devorar rsrs. Adorei sua analogia e concordo plenamente: são tantas emoções, reviravoltas, confusões, revelações e ações inesperadas que a gente fica meio perdido. Continue lendo a série sim!
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu li o primeiro livro até a página 50, mais ou mneos e abandonei. Não funcionou pra mim a leitura. Aí fui ver a série e não passei do terceiro episódio. No formato tela também não fluiu, aí desencanei de vez. De qualquer forma, fiquei curiosa com o que você falou sobre o ir e vir no tempo e os locais que cada época tem como cenário, mas não vou nem tentar voltar ao primeiro volume.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Não conhecia essa série mas achei bem interessante por alguns motivos, mas principalmente por ser uma série histórica e por conter conspirações entre reis (adoro livros assim), porém, não sei se leria por ser um livro um "pouco" extenso e meu tempo não permitir leituras tão longas assim.
    Vou ler a resenha do primeiro e aguardar a do terceiro.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie. Estava com um pouco de medo de ler sua resenha porque estava temendo spoilers, mas felizmente você falou muito bem sobre o livro e me deixou ainda mais curiosa. Acho que vou gostar de ver esse lado Claire em 1968 e depois voltando para o passado. Preciso urgente ler o primeiro, e sim, o livro sempre me assusta pelo tamanho, risos.

    ResponderExcluir
  5. Ola Dio
    Confesso que ainda não tive coragem de ler os livros dessa série, mesmo com todos elogios, mas pretendo ler assim que meu cronograma de leitura tiver uma folga, acho o enredo inicial dessa séria maravilhosa com essas viagens no tempo, e mesmo com o ritmo sendo um pouco mais lento no início fico feliz que o livro te agradou. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou MUITO curiosa para ler os livros dessa série. Acho fantástica essa ideia de você conhecer os costumes através de um livro. Essa série parece ser muito bem escrita.
    Acho que o começo meio lento é só para deixar o leitor com um gostinho de quero mais. A única coisa que me impede de fazer isso de imediato é o tamanho dos livros, mas, pelo visto, a leitura flui tão bem que isso nem importa, não é?
    Adorei sua resenha, ela despertou, ainda mais, minha curiosidade para ler os livros.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Estou doida para começar a ler essa série, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade. Não me importo tanto assim com o tamanho do livro desde que eu tenha um tempo muito limitado para lê-lo ou se a história for maçante e enrolada, aí complica mesmo.
    Mas julgando pelas suas resenhas dessa série, sei que a leitura deles vai valer a pena. Adoro livros que abordam temas sobre a viagem no tempo e acho interessante conhecer os costumes e hábitos diferentes, pois isso nos permite vivenciar melhor a história.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou mega atrasada na leitura dessa série,
    já tenho todos os títulos publicados e morro de vontade de ler, mas infelizmente meu tempo é super reduzido, pois tenho um bebê novinho para cuidar, sendo assim eu procuro priorizar livros menores para poder postar resenhas com uma boa frequência no blog. Mas volta e meia leio algumas páginas dos primeiro volume. Mas não é como eu gostaria, queria muito poder devorar eles sem parar.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Ainda não li essa serie,mas quero muito ler,sou completamente apaixonada por estórias envolvendo séculos passados e viagem no tempo,estou só esperando uma promo bem legal pra poder comprar esses livros e depois de lidos irei ver a serie ^^
    Amo a Inglaterra nesses contextos!!! Sem contar que essas capas são lindissimas :D

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/04/resenha-um-novo-amanha-pousada-1-nora.html

    ResponderExcluir
  10. Olha eu só tenho o primeiro livro na minha estante e ainda não tive a oportunidade de ler, mas tenho visto tanta gente falando tão bem que estou ficando bastante curiosa para fazer a leitura. Espero poder gostar, porque adoro tudo relacionado a viagem no tempo e com certeza acho que é um gênero no qual vai me agradar muito, ainda mais se tratando de uma leitura fantástica. Eu adorei a sua resenha, pois está muito bem escrita e também adorei as imagens que tu colocou para ilustrar. Ainda não cheguei nem a ver a série, porque queria ler o livro primeiro. Vamos ver né ? hehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/memorias-literarias-8-amigos-e-loucuras.html

    ResponderExcluir
  11. Olá, é muito bom ver que você gosta muito dessa série, apesar de eu achar que tem uma trama muito bacana e interessante de ler, confesso que por enquanto não sinto vontade, talvez mais para frente quando eu tiver mais tempo livre eu dou uma chance a ele, para poder me dedicar inteira a série, que sei que é muitas páginas! haahah

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi *---*

    Sou doida pra ler esses livros e também pra ver a série, todos são só elogios e fico bem curiosa pra saber o que tem de especial. Não entendi muito bem os acontecimentos até porque é o segundo livro da série, mas o pouco que li adorei. Parece cheio de emoções mesmo com esses altos e baixos que você apontou. Com toda certeza logo irei ler.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Estou louca para começar a ler essa série. Acredito que tenha partes mais arrastadas mesmo, como descrições e conspirações entre reis, mas a história como um todo deve mesmo ser incrível. Mal posso esperar para começar a ler.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu morro de vontade de ler essa série, toda essa questão de viajem no tempo me deixa bem curiosa, principalmente quando tem um cunho histórico.
    Mas o que me desanima é que a série é infinitamente grande, e não sei se há história mesmo pra 12 livros que é a serie, principalmente sendo tão grossos.
    Mas quem sabe um dia eu não animo de ler ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Eu morro de curiosidade para ler essa série mas confesso que me dá uma certa preguicinha. Não que eu não goste de séries ou de livros mais volumosos, gosto sim, mas nesse caso são as duas coisas e o enredo parece ser bem complexo. A trama me deixa bem curiosa e sei que vou gostar muito quando eu for ler.

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Eu gostei da leitura desse livro, mas achei muito extenso. A trama é boa, a autora sabe conduzir o leito com maestria onde é impossível descobrir o que está acontecendo ou o que vai acontecer. Apenas que ela demora muito em algumas partes que tornam a leitura cansativa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Como eu ainda não li o primeiro livro (parado na estante desde a black friday *-*) dei uma pulada na sua resenha, mas li a introdução lá em cima, e deu para perceber que você gostou bastante dele, tanto quanto do primeiro. Eu me sinto um pouco intimidada com o tamanho deles...hehe' mas acompanho a série de TV e adoro, então imagino que a parte literária seja ainda melhor ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Ainda não tive a oportunidade de ler este livro que tanto tem chamado a atenção de todos, e nem de assistir a serie kkkk mas tenho muita vontade de ler, pois acho bem bacana essa coisa da Claire viajar no tempo e ir parar em outras epocas, e assim viver grandes aventuras por lá. Eu não tenho medo de livro grande e tem alguns que a gente le ate rápido, por incrível que pareça. Achei legal você ressaltar os altos e baixos da trama e ainda dizer que os baixos eram os alicerses dos altos da trama. Espero poderbler os livros em breve!


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  19. Olá... confesso que não sou muito fã desse tipo de leitura, mas após ler a sua resenha eu fiquei bem curiosa para saber todo o enredo!!!

    Parabéns pelo post.!
    Bj
    Keyla Vilela

    ResponderExcluir
  20. Oi! Este livro me chamou a atenção desde o início, mas ainda não consegui pegar pra ler. Sua resenha me encantou, também gosto de aprender sobre a história pelas páginas dos livros. É uma forma muito bacana mesmo a gente sabendo que há algumas mudanças aqui e ali.

    Adorei viu!
    Parabéns pela resenha ficou muito bacana!

    ResponderExcluir