sexta-feira, 20 de maio de 2016

RESENHA: Depois a louca sou eu


Título: Depois a louca sou eu
Autor: Tati Bernardes
Editora Companhia das Letras
Páginas: 144
Ano: 2016

Confira a sinopse no SKOOB.


Olá, pessoas, tudo bem? Este livro chegou às minhas mãos por acaso, e não poderia ter vindo em melhor hora: eu sou uma louca! Só quem tem ansiedade ou síndrome do pânico   (ou se identifica muito com Rivotril) é capaz de entender essa capa alucinadora. 

De uma maneira leve, mas sôfrega, a linda Tati Bernardi traz crônicas engraçadas (se não fossem trágicas) sobre a vida dela, portadora de sérios transtornos de ansiedade. Beirando entre o real e o imaginário, ela nos leva a diversas reflexões, que farão você se entender melhor, ou ainda mais: entender seu amigo que sofre com esse tipo de transtorno psicológico.

Fiquei rindo (e chorando) ao ler as crônicas. Uma das minhas favoritas foi a do dia em que ela não foi a Buenos Aires (ou seria Barcelona?). Me identifiquei com a parte do: Não quero ir!!!!!!! Também gostei muito daquela em que ela abordou uma crise de ansiedade no enorme parque, com vários portões. 

Eu, ansiosa e portadora do transtorno do pânico, me identifiquei demais com cada situação maravilhosamente descrita pela autora. É incrível a forma como Tati consegue tornar real cada momento que descreve, chamaria de perfeição (se eu acreditasse em coisas perfeitas). 

Pausa pra eu tomar um Rivotril aqui. 

O livro chega a ser curto demais: queria saber mais experiências (e olha que não são poucas) da Tati. 

Independentemente, indico o livro para quem quer se divertir, refletir ou simplesmente passar um tempo com uma literatura nacional de qualidade. Apesar tudo que ela sofreu, vejo um caminho brilhante pra ela, seja qual for o caminho que ela se lançar. 

Entrou para os top 50 da vida, com certeza! Um livro divertidíssimo que trata de um assunto seríssimo!

Vocês podem ler a minha crônica favorita clicando aqui.

Um abraço!







26 comentários:

  1. Já ouvir falar da Tati, mas nunca li nada dela. Esse livro até me chamou a atenção, mas não sei se pelo motivo certo. Quando vi o titulo, fiquei imaginando se as cronicas se tratam de coisas que nos falamos e as pessoas não levam a série, mas quando acontece a gente fala "Depois eu sou a louca, tá vendo ai!" Confesso que eu adoro dizer isso.

    Pelo link com uma das crônicas dá para ver que está mais ligado ao fato dos transtornos e tal, como você já disse. E me senti triste lendo os desfecho dessa crônica e ver o quanto o problema da Tati e de outras pessoas, podem fazer o individuo se privar de viver, de conhecer o mundo. Imagino o quanto ela teria se sentindo deprimida se a doença de sua amiga tivesse vencido e ela nem ao menos tivesse ao lado dela nesse momento e dá seu apoio.

    Acho que vou caçar esse livro por ai. Obrigada pela dica.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fabi

    Da Tati eu só li aqueles textos que a gente costuma ver na internet - e que a gente nem sabe se é realmente dela ou não!
    Não costumo ler crônicas, mas o tema das desse livro me interessou. Eu não sofro de ansiedade crônica, mas às vezes bate umas neuras, então acho que seria interessante. Uma coisa que eu tenho é TOC, então essa capa me dá urticária só de olhar, é capaz de eu cortar as bolinhas e colocar todas as cruzes na mesma direção! hahahahaha
    Que bom que você gostou, fica a dica para quando eu sentir vontadede ler algo do gênero. E que bom que ela conseguiu falar sobre um assunto delicado com leveza e diversão.

    Beijo
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a autora, e já li alguns títulos dela. Não conhecia esse, mas já fiquei interessada. Apesar de não ser um dos meus gêneros favoritos, abro uma exceção quando é escrito por ela, afinal de contas ela tem um dom maravilhoso com as palavras. Pena que o livro é curto, imagino que deixa os leitores com aquela sensação de quero mais. Obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já li algumas coisas da autora e fiquei bem empolgada com esse. Tenho alguns problemas de ansiedade, não tão agressivos, mas tenho e deve ser bem legal ler esse livro. Aparentemente ela tratou o assunto de forma mais leve e descontraída levando muita gente a se identificar e rir da situação. Adorei a dica. :) beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia o livro e nunca tinha ouvido falar da autora. PEla capa eu não daria nada pela história mas lendo o a sua resenha eu vi que é uma história que aborda mesmo um tema muito importante e que deve ser um bom livro. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada dela além de frases aleatórias que apareciam no feed hahaha A capa não ficou muito promissora, mas parece que está vendendo bem, apesar disso. Vou procurar mais sobre o livro ^_^
    www.literaturaliteral.wix.com/litblog

    ResponderExcluir
  7. Hey...
    A Capa é linda, já li alguns títulos dessa autora e gostei bastante da resenha que me deixou bastante curiosa, como no momento estou vivendo em um mundo de fantasia vou deixar pra ler ele mais tarde mesmo assim obrigado pela dica...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Achei a capa bem simples porém muito bonita. Nunca li nada da autora e confesso que não curto cronicas. Fico feliz que tenha gostado e trazido reflexões junto com diversão, pela sua resenha vale muito a pena. Quem sabe numa outra oportunidade.

    Everton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Fabi,
    Meu nome do meio deveria ser Ansiosa. Sofro demais com isso e sempre quero 'melhorar' mas não acho que exista essa opção, apenas preciso conviver.
    Gostei muito da premissa desse livro, as crônicas devem ser engraçadas e trágicas ao mesmo tempo. Acho que isso é função de tipos de pessoas que possam ler. Eu, provavelmente, agiria da mesma forma que você.
    Anotei a dica e espero ler em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Fabi
    Estava curiosa para ler uma resenha desse livro e foi bem legal conhecer suas impressões. Com certeza deve ser uma leitura agradável, divertida e reflexiva.
    Legal que você se identificou. Não sou ansiosa, então to longe dessas sensações.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oie Fabi!!!
    Primeiro devo te parabenizar pela coragem de falar abertamente sobre esse seu problema. Dizem que a chave para cura é quando reconhecemos que precisamos de ajuda e procuramos auxílio e você fala de um modo leve que incentiva a leitura.
    Agradeço a dica, pois uma pessoa ligada a mim passa por esses problemas e para pessoas, como eu, que não passam por isso é muito difícil entendermos o que acontece ou o que passa pela cabeça do outro, mas é horrível ver a pessoa tendo um dos ataques e você não saber o que fazer.
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e, mesmo não gostando muito de crônicas, fiquei bastante curiosa para ler as da Tati. Acho que nunca li nada sobre ansiedade e síndrome do pânico antes, apesar de ter uma amiga que as possui. Gostei de saber que o livro te encantou tanto, vou querer lê-lo :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Ah gostei! Não conhecia!
    Eu me identifico um pouco, mas a capa me da agonia, talvez beire o TOC pela posição diferente entre os comprimidos kkkkk
    Adorei conhecer, se tiver oportunidade lerei com certeza! É um assunto importante que muitos não levam a sério!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  14. Também sofro com ansiedade, e quando li sobre esse livro fiquei totalmente maluca para lê-lo. Ainda não tive a oportunidade, mas quero fazer isso muito em breve. Sua resenha ficou ótima! Imagino que também irei me identificar com as loucuras da Tati.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie! Eu não conhecia o livro, mas fiquei louca para ler devido a sua descrição. Eu sofro de ansiedade e isso provocou alguns problemas, como insônia e baixa autoestima, mas graças a Deus isso está bem menos evidente em minha vida e tenho certeza de que logo não existirá mais. Sua resenha me deixou com uma curiosidade enorme de ler e, quem sabe, me identificar com as crônicas da Tati. Crises de ansiedade e síndrome do pânico realmente são assuntos sérios e que merecem atenção, então é maravilhoso saber como a autora tratou tudo isso através de suas experiências. Já coloquei a obra nos meus desejados e lerei em breve. <3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da sua resenha.Acho importante que ela trate isso com leveza, para que as pessoas sintam-se normais como ela entende?Por isso,talvez,aborde esse tema de outra forma.
    :)


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu nunca tinha visto esse livro, mas já adorei o tema, afinal eu sou uma pessoa muito ansiosa, e tem horas que nem eu entendo o que eu quero da vida.
    Realmente deve ter sido uma leitura bem agradável, ainda mais por você se identificar muito com a autora e sua vida meio 'louca'.

    ResponderExcluir
  18. Oi Fabi,
    Eu realmente fiquei bem curiosa com a capa desse livro. Tentei de várias formas entender, mas no final só vi um monte de bolinhas, hahaha.
    Ainda não conhecia o livro, assim como também ainda não li nada da autora, mas acho válido conhecer mais sobre o transtorno de maneira mais leve e engraçada, sem minimizar o problema, é claro.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Olá, sabe que sempre senti muita vontade de ler um livro da Tati? e adorei a sua dica, acho que vou ir atrás dele bem logo, parece ser um livro ótimo e divertido, apesar do assunto sério. Com certeza entrou para a minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada dessa autora, mas tenho curiosidade e eu não sabia que ela tinha transtorno de ansiedade. Bom, eu não tenho, mas fiquei curiosa para conferir todas as histórias, devem ser bem divertidas e devem causar boas reflexões mesmo. Enfim, ótima dica de leitura, vou marcar aqui.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Já li muitos elogios para com a autora, mas aind anão tive a oportunidade de ler nada dela. Curto bastante crônicas, mas tenho um referencial alto para isso. Se eu puder ler este livro, espero poder apreciar também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Não entendi essa capa a princípio não, mas depois que você falou de doença e remédio chuto que são comprimidos... hehe... Eu não gosto de ler crônicas, e embora as dela tratem de assuntos sérios, não me vejo lendo esse livro. Mas fico feliz que tenha gostado e que considere que a autora fez um ótimo trabalho, que permite que quem tem algo parecido se identifique e quem não tem conheça mais sobre o assunto.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Fabi, tudo bem?
    Nossa, depois da sua resenha preciso ler esse livro já! Também sou uma pessoa muito ansiosa, tem momentos que é algo insuportável e acredito que esse livro seria de grande ajuda para mim. Parece ser uma leitura leve e gostosa, que é algo que preciso muito no momento. É uma pena que seja tão curtinho. Com certeza vou ler em breve, muito obrigada pela indicação!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  24. Ooi,
    Eu ja comecei a ler esse livro é também amei! Adoro a forma que a Tati escreve e esse conjunto de contos é muito bom! Não terminei de ler ainda mas pretendo terminar em breve.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? :)
    Eu tenho graves problemas de ansiedade desde bem novinha, mas só descobri que tinha após estudar psicologia e perceber sobre o assunto. A minha mãe tem também e tem várias vezes ataques de pánico. Por causa disso, e porque realmente me interesso por livros com temática psicológica, fiquei bem curiosa para ler. Tentei ler a crónica disponível mas não consegui :S
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  26. Você teve que dar a introdução para eu chegar a entender o que significa a capa, bem hoje em dia não costumo ler crônicas como antigamente (a louca das crônicas passando), mas gostei da proposta do livro, mesmo sem conhecer a autora, que pelo visto ajudaria a entender melhor as situações.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir